Estados

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

Churrasquinho está proibido para quem usa aparelho?

Churrasquinho está proibido para quem usa aparelho?

Compartilhe esse post

Saúde

Outra dúvida frequente para quem utiliza aparelho ortodôntico são as mudanças dos hábitos alimentares. Posso comer maçã ou morder uma barrinha de chocolate? E o churrasquinho? Será que existe vida depois do aparelho?

Depois de colocar aparelho é bom evitar alimentos mais duros durante a primeira semana. É que nessa fase os dentes estão começando a movimentação e qualquer comida mais dura vai sensibilizar os dentes. Provavelmente, você vai sentir dor e ainda corre o risco de prejudicar o tratamento. Então, para evitar essa dor de cabeça, prefira alimentos menos consistentes como purê, arroz, feijão, carne moída, ovos e sopas.

ADAPTAÇÃO

O tempo passou e agora? Após essa fase de adaptação, evite alimentos que possam quebrar ou descolar as pecinhas do aparelho. Como nesse período, os dentes não estarão mais doendo, o paciente pode dar aquela relaxada e querer comer de tudo, o que também não pode. Nada de torresmo, asinha de frango, morder ossinho da costela, pipoca (principalmente aquele grão de milho que não estourou), rapadura, torrone, quebra-queixo, amendoim japonês, pé-de-moleque e maçã-do-amor.

E o churrasquinho, como fica? Os amantes do bom e velho churrasco do final de semana podem ficar sossegados. O churrasquinho está liberado, mas para evitar problemas prefira cortar a carne em pedaços menores. A carne assada é mais dura e o risco de quebrar o aparelho existe.

A boa notícia é que frutas e verduras estão liberadas, mas com cautela. Ao comer frutas, como a maçã, corte em fatias, está liberado também o consumo de verduras e legumes.

“Mas como ninguém é de ferro, vem uma notícia doce por aí: A barra de chocolate está permitida desde que seja derretida em pequenos pedaços na boca. O paciente também não deve esquecer de manter uma boa higienização da boca, incluindo também a limpeza adequada do aparelho”, explica o dentista Wanderley Belinazzi.

PORTAL SBN | COLABORAÇÃO: NAPRI COMUNICAÇÃO

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário