Estados

  • Contato:
    (73) 99936-1132
    Luscivanio Lopes
  • Contato:
    (27) 99914-9706
    André Oliveira

Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias Portal SBN | Sistema Brasileiro de Notícias

A cantora Ivete Sangalo está grávida de gêmeos.

A cantora Ivete Sangalo está grávida de gêmeos.

Compartilhe esse post

Famosos

Ontem (12), a cantora Ivete Sangalo divulgou que está grávida de gêmeos, momento que significa alegria em dobro, mas os cuidados também passam a ser maiores. Segundo a ginecologista e obstetra de São Paulo, Maria Elisa Noriler, algumas patologias têm mais chances de se desenvolver nesse tipo de gravidez, tais como: hipertensão induzida pela gestação, diabetes gestacional, parto prematuro e transfusão feto-fetal (desequilíbrio no fluxo de sangue entre os dois bebês, onde um recebe mais do que o outro dentro da placenta).

"Há o aumento desses riscos devido à adequação do corpo para uma gestação desta proporção e também a maior quantidade de hormônios placentários", explica Maria Elisa. Além disso, há o cuidado também de se ficar atento com o risco de embolia amniótica, pois na gestação gemelar tem-se um estiramento maior das fibras uterinas.

Outro cuidado durante o período é com o peso da mãe, já que algumas mulheres ganham quilos além do recomendado. Para uma gestante de gêmeos, o aumento de peso deve ser de 12 a 21 kg ao longo do período. "O sobrepeso na gravidez também pode acarretar em diabetes gestacional, parto prematuro ou pré-eclâmpsia", orienta.

Muitas mulheres acreditam que, por serem gêmeos, há sempre a necessidade de que o parto seja cesárea. De acordo com a ginecologista isso depende de cada caso. "O parto pode ser normal desde que os fetos estejam em posição cefálica (de cabeça para baixo). A cesárea é indicada caso um ou ambos os fetos estiverem sentados ou transversos", relata.

As principais precauções é não exagerar no esforço físico, manter uma alimentação saudável, rica em proteínas, cálcio, carboidratos, vitaminas, ferro e ácido fólico, além de ingerir bastante água, que se faz necessário para evitar a desidratação. Maria Elisa também alerta que o mais importante é sempre conversar com seu ginecologista. "A gravidez de gêmeos exige cuidados, porém se tiver o acompanhamento médico e pré-natal adequado, tudo ocorrerá bem e sem riscos", finaliza.

 

Compartilhe esse post

Deixe seu comentário